credenciais osce 2019

Apresentação de credenciais: Representante Permanente de Portugal junto da OSCE, Embaixador Jorge Lobo de Mesquita, reúne com o Secretário-Geral da OSCE Thomas Greminger. Viena, 8 de Janeiro 2019

 

Caro visitante,

Bem-vindo à página oficial da Representação Permanente de Portugal junto da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.

As informações aqui disponibilizadas, além de darem a conhecer alguns elementos essenciais sobre Portugal, pretendem ser uma brevíssima introdução ao trabalho desta Representação Permanente e da OSCE, organização na qual participamos desde as suas origens na Conferência para a Segurança e Cooperação na Europa de Helsínquia em 1973-1975.

É de recordar que a Conferência de Helsínquia coincide com a Revolução do 25 de Abril, permitindo a Portugal construir as suas instituições democráticas, alicerçadas no respeito pelas liberdades fundamentais e pelo Estado de Direito.

Com efeito, os direitos humanos e a democracia constituem a chamada Dimensão Humana, um dos três pilares essenciais da acção da OSCE, a par das Dimensões Político-Militar e Económico-Ambiental, formando assim o conceito abrangente de segurança da OSCE.

Num mundo em que as interligações geográficas e temáticas são cada vez maiores, o conceito de segurança OSCE mantém, sem dúvida, toda a sua actualidade.

Sendo uma organização de Estados, a OSCE reconhece também um importante papel à sociedade civil. Espero por isso que a presente página lhe seja útil e suscite o interesse pelas atividades deste importante e vasto fórum multilateral que é a OSCE.

 

Jorge Lobo de Mesquita

Embaixador

Representante Permanente de Portugal junto da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa

  • Partilhe